Urbanismo indisciplinar – Washington Drummond

O Movimento DESOCUPA é o exercício de um urbanismo indisciplinar. Como na teoria musical de Schoenberg: um estado de secreção de dissonâncias……

Dessa maneira não nos preocupemos com uma teleologia política e seus policiais de plantão (sobre os efeitos ou ganhos políticos, sobre a efemeridade do movimento, a suposta falta de articulação ou intenções claras etc etc). Não estamos num processo revolucionário e sua lógica que submete o ato insurrecional ao projeto!

Seria preciso vermos a distinção entre insurreição e revolução. Ou simplesmente desobediência civil.

Talvez nos ajude a idéia da experiencia batailleana que se esgota no ato.

No deserto soteropolitano que as dissonâncias proliferem, virulizem….

——————————————————————————————————————-

WASHINGTON DRUMMOND é graduado em História – UFBA em 1989, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (FACOM-UFBA) em 1998), Doutor em Arquitetura e Urbanismo, (PPGAU-UFBA) em 2008), com Bolsa Sandwich CNRS/Laios – Paris (2006).  Professor de História Contemporânea e Teoria da História da Universidade Estadual da Bahia, Professor-Colaborador do Programa de Pós Graduação em Crítica Cultural – UNEB, Pesquisador Associado do Programa de Pós Graduação da FAU-UFBA. Tendo elaborado Tese de Doutorado sobre as relações entre estética e urbanismo, leciona disciplnas na graduação e pós referentes ao temas: históriográfia e memória (Pós-Crítica/UNEB), estética urbana e teoria da história e urbanismo (FAU-UFBA).

3 respostas em “Urbanismo indisciplinar – Washington Drummond

Deixe um comentário