Ajude a defender os rios de Salvador!! Segunda às 19h, na sede do IAB.

 

Nessa segunda-feira (27/08) às 19 horas, o Movimento DESOCUPA vai promover uma discussão sobre o tamponamento do Rio Lucaia da Vasco da Gama com todos os cidadãos interessados. Como é do conhecimento de quem passa ou mora na região da Av. Vasco da Gama, as obras de tamponamento do rio que corre nessa avenida já estão avançadas. Entretanto, ao mesmo tempo que seguem as obras no Rio da Av. Vasco da Gama, Lucaia e adjacências, a Prefeitura tem adiado a entrega e publicização do projeto executivo completo para os cidadãos. A ideia que muitos moradores da região tem sobre o projeto é que ele se assemelhará a uma área de lazer, como foi feito na Av. Centenário. Entretanto, o atual projeto da Prefeitura consiste apenas na implantação do BRT, retirando todos os sinais de trânsito e faixas de travessia de pedestres, deixando somente 3 passarelas na região e transformando o local numa “pista” de alta velocidade, desconsiderando toda a população que reside e circula pelo local.

Neste momento, a Vasco da Gama está quase que completamente tampada no que se refere ao rio que a cruza. Foi garantido pelo representante da Sucop que a parte da Lucaia e Rua do Canal não seriam atingidos, mas o fundo do trecho do rio na rua do Canal sofrerá uma intervenção. Existem divergências importantes no projeto em relação a um trecho de 40% do rio que deveria permanecer descoberto. A prefeitura considera esta parte como sendo justamente o trecho da Lucaia e Rua do Canal. Para outros, estes trecho descoberto deveria corresponder somente ao trecho das obras na Av. Vasco da Gama, o que forçaria os mesmos a destamparem parte do que já foi coberto. Além disso, não se sabe quais os planos em relação ao fim do tramo quando o mesmo chega ao Dique, já que a justificativa seria melhorar o transporte até a Fonte Nova. Existem rumores de uma intervenção sobre o Dique do Tororó. No entanto, sem o devido projeto apresentado, nada pode ser garantido.

A Prefeitura vem protelando a entrega e a publicização do projeto executivo completo para a área, além de realizar diversas modificações no projeto, como por exemplo, a supressão da ciclovia e calçadas para a região, como informado na última audiência. Além disso, não se sabe quais os planos em relação ao fim do tramo quando o mesmo chega ao Dique, já que a justificativa seria melhorar o transporte até a Fonte Nova. Diante da ausência de informação consistente para a população que será afetada por projeto de tal magnitude, o Ministério Público Estadual decidiu por uma nova audência (já tendo ocorrido outras duas), ainda sem data marcada, procurando envolver também a comunidade da Vasco da Gama.

Dessa forma, o Movimento DESOCUPA convoca todos cidadãos para a realização de um encontro de articulação com todos os cidadãos que serão afetados com o projeto e as obras em andamento. O encontro acontecerá no dia 27 de agosto, 19 horas, no IAB – Escritório Executivo, na Lucaia.

O QUÊ: Encontro sobre o projeto de tamponamento da Av. Vasco da Gama
QUANDO: Segunda-feira, 27 de agosto, às19h.
ONDE: Ed. Raphael Gordilho, Av. Lucaia 317, sala 203. Escritório Executivo do IAB/BA.

Obs: O IAB fica perto do cruzamento entre a Vasco da Gama e Garibaldi. Para quem vem do Iguatemi sentido Garibaldi, o IAB se situa no lado direito, após a Embasa e antes da subida para o Horto Florestal.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s