Cidadania ganha força na internet

O Movimento DESOCUPA foi citado em matéria publicada no Jornal A Tarde neste fim-de-semana. Confira a íntegra do texto:

Movimentos sociais na internet ganham o apoio da população, seja ela baiana ou estrangeira, visando reverter o atual quadro de baixa autoestima e apresentar sugestões para a revitalizar a cidade. Exemplos são o movimento Nossa Salvador, surgido em 2008, inspirado em experiências bem sucedidas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, São Luis, Recife e Belo Horizonte. O objetivo do movimento, que pode ser conferido no site www.nossasalvador.org.br, é incorporar a cidade à Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

Outro movimento de forte atuação tem sido o Desocupa Salvador, iniciado com um protesto contra a ocupação de uma praça pública em Ondina por um camarote carnavalesco, em janeiro deste ano. O movimento nasceu “a partir da crescente insatisfação do povo de Salvador com a administração municipal”, conforme explicam os integrantes no site movimentodesocupa.wordpress.com.

Uma das lutas vitoriosas do Desocupa foi a suspensão em caráter liminar, pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA), da Lei de Ordenamento e Uso do Solo (Louos).

Agora o movimento, aliado ao grupo “Nosso Bairro é Dois de Julho”, cobra do poder municipal explicações sobre um projeto intitulado “Santa Tereza – Humanização do bairro”, que pretende levar ao bairro Dois de Julho empreendimentos hoteleiros. A consequência, segundo integrantes do movimento, historiadores e moradores, será um processo de gentrificação (retirada de moradores tradicionais e de baixa renda), aumento de aluguéis e descaracterização daquele bairro central de Salvador.

Para o sociólogo Ordep Serra, Salvador está, aos poucos, acabando com o déficit de cidadania. “Precisamos parar de ver benfeitorias como concessão do governo. Temos que cobrar direitos”, afirma Ordep Serra.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s