Amanhã no Teatro Vila Velha!

Por conta da Copa de 2014 e das Olímpiadas, em todo o Brasil, dezenas de milhares de pessoas estão tendo seu direito à moradia violado ou ameaçado. Milhões de cidadãos tem sido atropelados no seu direito à informação e participação nos processos decisórios pelas autoridades constituídas e pelas grandes corporações, a quem os governos vêm delegando as responsabilidades públicas. Além disso, é possível verificar um desrespeito sistemático à legislação ambiental e aos direitos trabalhistas. Nas palavras do professor Carlos Vainer (UFRJ), os megaeventos realizam de maneira plena e intensa, a cidade da exceção. “Nesta cidade, tudo passa ao largo dos mecanismos formais-institucionais. A cidade de exceção transforma o poder em instrumento para colocar a cidade, de maneira direta e sem mediações na esfera da política, a serviço do interesse privado”.

Em Salvador, vários desses impactos negativos já começam a ser sentidos. Por enquanto, o mais grave deles diz respeito aos rumores de que o Restaurante Popular do Comércio será desativado, uma mostra bastante clara das ações higienistas que são inerentes a estes processos.

Em mais uma edição do projeto A CIDADE QUE QUEREMOS, o Movimento DESOCUPA propõe um debate sobre os Megaeventos e violações aos direitos humanos no Brasil com a presença do Comitê Popular da Copa, do Movimento da População de Rua e Movimento dos Sem Teto, além do antropólogo Ordep Serra e da urbanista Ana Fernandes, ambos professores da Universidade Federal da Bahia.

O Movimento DESOCUPA aproveita a ocasião para promover a arrecadação de alimentos para os moradores do Quilombo Rio dos Macacos, que resistem bravamente à violência diária da Marinha do Brasil contra sua comunidade. Leve um quilo de alimento não-perecível para o Vila. Somos todos Quilombo Rio dos Macacos.

CLIQUE AQUI PARA CONFIRMAR SUA PRESENÇA!

SERVIÇO

O QUÊ: A CIDADE QUE QUEREMOS – Debate sobre Megaeventos e violações de direitos humanos

ONDE: Teatro Vila Velha

QUANDO: Quarta-feira (20.06) às 19h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s