DESOCUPA questiona projeto para o “novo bairro” de Salvador

Na última quinta-feira, 26 de abril, a Prefeitura de Salvador apresentou na Associação Comercial da Bahia, através do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Paulo Damasceno (alvo de representação no Ministério Público pelo Movimento DESOCUPA – clique aqui para saber mais) o que eles chamam de “novo bairro de Santa Tereza”.

Trata-de um projeto de melhorias de calçadas e requalificação de espaços públicos na região compreendida entre o Largo Dois de Julho e o Convento de Santa Tereza (que abriga o Museu de Arte Sacra). Não fosse a absurda e arbitrária proposta de mudar o nome do bairro, poderia até parecer uma iniciativa positiva, mas sabemos bem que por trás das “boas intenções” da PMS está o desejo de expulsar os pobres daquela região, em favor dos luxuosos empreendimentos que estão se instalando na área. Os moradores do 2 de Julho obviamente não foram consultados e sequer foram convidados para a apresentação do projeto de “humanização” (sic) do “novo bairro”, realizada no Comércio.

Durante o evento, tudo estava correndo bem para a Prefeitura até que pedimos a palavra e denunciamos o processo de gentrificação em curso, chamamos atenção para o fato de que só havia projeto para aquela área por conta dos interesses privados e que é um absurdo se investir dinheiro público para valorizar os imóveis que foram adquiridos pela iniciativa privada. Além disso, não poupamos críticas à gestão municipal e denunciamos os crimes ambientais praticados a torto e a direita no setor imobiliário. Em matéria publicada no dia seguinte, o Jornal A Tarde destacou a presença do Movimento DESOCUPA:

Integrantes do Movimento Desocupa Salvador estiveram presentes e não esconderam críticas ao projeto. “As intervenções serão apenas para atender a interesses privados. Não vejo razão para o uso de dinheiro público. As empresas que serão beneficiadas poderiam fazer as reformas como contrapartida. O projeto é fantasioso”, atacou o arquiteto Ícaro Vilaça.

Anúncios

Uma resposta em “DESOCUPA questiona projeto para o “novo bairro” de Salvador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s