DESOCUPA se movimenta em direção aos bairros da periferia

Em quase três meses de existência, período farto de manifestações públicas, eventos, ações judiciais e intensos debates sobre a gestão municipal em Salvador, o Movimento DESOCUPA pretende iniciar agora um processo de troca com movimentos sociais de bairros periféricos da cidade, em geral completamente desassistidos pelo estado. Nessa trilha o Movimento DESOCUPA pretende deslocar o Fórum A CIDADE QUE QUEREMOS, até então realizado no Teatro Vila Velha, para bairros como Alagados, Plataforma e Cajazeiras.

Entre os problemas enfrentados por moradores de bairros periféricos, estão o sistema habitacional precário, a ausência de espaços públicos, a carência de saneamento básico e projetos de infraestrutura urbana, a precariedade do sistema de transportes, entre muitos outros.

Além disso, estamos assistindo à construção indiscriminada de empreendimentos imobiliários que, pouco a pouco, retiram árvores de áreas de proteção ambiental e promovem brutais processos de desapropriação em nome de lucros vultuosos. A inexistência de uma gestão participativa e democrática tem imposto um enorme isolamento aos diversos movimentos sociais que atuam em defesa da cidade, assunto já entrou em pauta no projeto A CIDADE QUE QUEREMOS.

Na aproximação com a periferia que está em curso, o Movimento DESOCUPA procura enfrentar a suposta inviabilidade de intercâmbios e trocas entre diferentes realidades sociais, para quebrar as barreiras que separam os interesses e modus operandi dos movimentos sociais do centro e das periferias da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s