Mídia baiana segue tentando invisibilizar o MOVIMENTO DESOCUPA

Depois de mais uma grande manifestação pública, em que o MOVIMENTO DESOCUPA fez história e ganhou as ruas do circuito Barra-Ondina, amplificando sua voz a milhares de foliões do carnaval, cabe analisar a repercussão do evento na imprensa baiana:

O Jornal A TARDE colocou uma foto da PIPOCA INDIGNADA em sua capa de hoje (imagem acima), mas não fez matéria alguma a respeito nem qualquer referência ao MOVIMENTO DESOCUPA.

O Correio, tabloide cujos donos são os mesmos do Camarote Salvador, obviamente faz questão de fingir que não existimos.

Em seu site, a Rádio Metrópole chegou a dizer que a PIPOCA INDIGNADA era uma “dissidência” do MOVIMENTO DESOCUPA. Resta saber se é apenas mais uma demonstração da incompetência jornalística deste veículo ou se é uma tentativa tola de enfraquecer o DESOCUPA.

O Site Bahia Notícias também não publicou nada a respeito, mas o que poderíamos esperar de um veículo que já se mostrou claramente submetido à censura dos interesses privados e da Prefeitura de Salvador? CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE ESTE CASO.

Ao fazer parte de manifestações como a de ontem, fica muito claro o quanto se pode acreditar do que se veicula na imprensa e como o fato vivido é radicalmente distinto do fato “noticiado”.

Como já estamos bem acostumados com esse jogo de invisibilização do MOVIMENTO DESOCUPA pela mídia baiana, compartilhamos aqui uma breve descrição do que foi a experiência da PIPOCA INDIGNADA (publicado no Facebook por Daniel Sabóia):

Foi lindo! Um momento muito especial pra mim e sei que também pra cidade de Salvador. Trazer o protesto pra Barra-Ondina, percurso emblemático do carnaval vendido, opressor e segregado e palco das mais absurdas “barreiras anti-povão“, foi o grito de esperança que muita gente ali precisava ouvir. As expressões de estranhamento e depois de apoio das pessoas que eram atravessadas pelo protesto, a partir das estreitas calçadas coalhadas de ambulantes ou dos gigantescos camarotes, seguiam-se a sorrisos e manifestações de apoio. Acho que o mais bonito foi isso: ver na cara das pessoas uma sensibilização a partir da alegria e da poesia e também uma sensação de pertencimento. O nosso grito era de muitas delas!

Nos camarotes, as expressões apassivadas pelo espetáculo da multidão homogênea que paga pra ser igual foi substituida pela curiosidade, pelo sorriso e pelo incômodo em ver aquele povo alegre, vestindo sua indignação nas fantasias mais bonitas. “O carnaval é na rua”, gritávamos, e via-se claramente que algo ali estava errado.

CONTINUEM LIGADOS NAS REDES SOCIAIS!

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DO FÓRUM PERMANENTE DO MOVIMENTO DESOCUPA.

CLIQUE AQUI PARA ADICIONAR O DESOCUPA COMO AMIGO NO FACEBOOK.

——————————————————————————————————————–

ATUALIZAÇÃO – Depois de termos publicado este post, tomamos conhecimento desta nota (CLIQUE AQUI) publicada no Site iBahia (do mesmo grupo do tabloide Correio e do Camarote Salvador). O texto obviamente não faz nenhuma referência ao Camarote, mas pontua algumas questões do MOVIMENTO DESOCUPA, como a revogação da LOUOS.

O Portal Terra também publicou matéria sobre a PIPOCA INDIGNADA. Talvez pelo distanciamento compreensível por se tratar de um veículo nacional, eles acharam que se tratava apenas um protesto contra o “capital imobiliário”.

CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA NO PORTAL TERRA.

Anúncios

2 respostas em “Mídia baiana segue tentando invisibilizar o MOVIMENTO DESOCUPA

  1. Achei muito bom a banda tocar a marcha fúnebre durante o cortejo. Disso também ninguém falou! Se morreu, enterra, como dizia no carrinho(com relação ao prefeito)! Entendi também como a morte deste modelo de Carnaval excludente que temos hoje.

  2. Pingback: NEM LIDERADOS POR PETISTAS, NEM DESOCUPADOS | MOVIMENTO DESOCUPA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s