Carta aberta de repúdio ao Fórum de Entidades Negras da Bahia

ATUALIZAÇÃO: ENTIDADES NEGRAS NEGAM APOIO AO CAMAROTE SALVADOR – CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS. 

Prezados,

Hoje, neste dia 14 de Fevereiro, parte da população soteropolitana recebeu com surpresa e pesar o apoio deste Fórum ao Camarote Salvador e sua assinatura na nota de repúdio publicada por este empreendimento. O Movimento DESOCUPA é um movimento legítimo da sociedade civil baiana, que emergiu da insatisfação popular com o projeto proposto pela administração João Henrique de privatização da cidade.

Parte desta privatização pode ser claramente observada no nosso carnaval: o carnaval da exclusão social. O camarote Salvador está instalado numa praça pública, construída com verba pública e que, até a sua instalação, servia como um dos espaços remanescentes disponíveis para o folião pipoca, de maioria negra, assim como as pessoas representadas pelas entidades que compõem este Fórum.

A queixa tem tanto fundamento e valor legal a ponto de a Defensoria Pública da União e a Ordem dos advogados do Brasil apoiá-la publicamente. No entanto, o que mais lastimei não foi tanto ler a nota, repleta de leviandades, de mentiras e conduzida pelo fio da manipulação. Nunca houve dentro do DESOCUPA nada que chegasse próximo a atitudes de violência, vandalismo e depredação de patrimônio privado.

O nosso Fórum de discussões na internet é transparente, é aberto, e essas declarações falaciosas podem ser objetivamente derrubadas. Ainda, acabar com o carnaval é o oposto do que desejam as pessoas que clamam por justiça; e sim, faze-lo viver! O que queremos é justamente o carnaval! Este carnaval que está aí é morto e vocês estão segurando o caixão. Dizer que o DESOCUPA ameaça o carnaval é um acinte ao próprio carnaval, ao compará-lo ao metro quadrado mais distante do que é, em essência, a festa.

Lágrimas nos olhos por ver o Fórum de Entidades Negras da Bahia compactuando com isso, dando as costas para a comunidade negra, de maioria avassaladora pobre e excluída, violentada dia a dia. E essa violência explode no carnaval. Isso sim é violência, senhor representante do Fórum! Tudo isso só me dá a medida do quanto vocês estão enfraquecidos. Esta entidade está colaborando para legitimar e perpetuar a engrenagem sórdida: nao é à tôa que vocês estão ai assinando embaixo; e eles, agora, devem estar rindo!

Reflitam por um momento: o que os levou a apoiar esta causa?

Ps1: Talvez eu não me surpreenda se um dia este Fórum por caso apoiar a Marinha do Brasil em sua ação para expulsar a população quilombola de rio dos macacos da terra que lhes PERTENCE, destruindo assim mais uma parte da vida e história do povo negro.

Ps2: Vocês que assinaram deveriam pedir uma comissão dos 14 milhões de reais que eles provavelmente irão lucrar nesse carnaval.

Minha profunda decepção,

Maria Beatriz Barreto do Carmo, cidadã.

Assino esta carta em meu nome. Apoio o MOVIMENTO DESOCUPA com convicção, voluntariamente e abertamente, no entanto esta é uma manifestação particular de repúdio.

Anúncios

Uma resposta em “Carta aberta de repúdio ao Fórum de Entidades Negras da Bahia

  1. Mas td ist é bom para que kd ano que passe o carnaval ACABE pois depois de ganharem fortunas com estas festas, os carnavalescos, bombeiros, policiais, grupos etc que nem tem direito também de fazerem greves, nesta tal “democracia”, pois alem de inventar mil historinhas ainda expulsam, mas o pior, quando estas festas acabam percebem que o pior acontece, pois trabalham tanto a troco de nada e ainda não possuem boas, condições de saúde, educação e trabalho, levando principalmente a juventude que são filhas(os) desta gente que dão os sangues nestas festas, mas jogam fora o futuro desta gente e ainda as – os colocam as margens das marginalidades, levando milhares de pobres, sendo brancos ou pretos a morte, portanto, não demora muito e estas festas que geravam TRILHÕESSSSSSSSSSS aos cofres publicos vai ACABAR de vez!!!!

    Aproveitando- ( Seria racismo explicito no programa do Ratinho? )

    Ola galera PRETA, saudações…. Gostaria de saber se por acaso vcs estão prestando atenção no Programa do ratinho, se por acaso viram o que estão fazendo de humilhações e baixarias com uma das nossas, aquela moça por nome Sonia no programa? Aliás a única preta, que parece que alguns IMBECIS de tal produção, fazem questões de criar tds os tipos de situações para rebaixa la? Pergunto, por saber que JAMAIS vamos deixar de fazer campanhas, PARA desligar AUDIENCIAS, destes que alem de colocar gente preta ou nem colocam ou em minoria, ainda tentam de tds as formas rebaixa las, tenho certeza, que se virem, VAMOS FAZER FORTELECER NOSSAS CAMPANHAS PARA FAZER BAIXAR TOTALMENTE A AUDIENCIA, avisando e UNINDO tds as entidades PRETAS e também no nossos meios de amizades, vizinhanças, familiares etc para que avisem outras pessoas para DESLIGAREM tds estes PROGRAMAS, que não valorizam nossa gente, como também e principalmente BOICOTAR , lojas, produtos patrocinadores, pois estes programas, que alem de não dar empregos a nós PRETOS que somos maioria de consumidores, ainda tentam de tds as formas insistir em nos afrontar e tentar submeter nossa gente com estes RANÇOS completamente CINICOS ASQUEROSOS abertos de RACISMOS EXPLICITOS, nós temos que estar ATENTAS ( os) para NÃO MAIS permitir mais estes tipos de coisas com nossa GENTE PRETA, E vamos fazer correr kd dia mais a frase “Não dão valores a nossa imagem nem empregos a nossa gente, não merecem nem ver e nem ter, a çor de nossa GRANA PRETA”, abraços Vanderson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s