Texto de Glória Cecília Figueiredo sobre o MOVIMENTO DESOCUPA

(Foto: Marcio Pimenta)

O MOVIMENTO DESOCUPA é múltiplo e se constitui na RUA, reunindo diferentes grupos
que dialogam com suas diferenças e convergências, artistas, apartidários, partidários, universitários, profissionais, anarcos, autonomistas, associações e etc. A forte reação anti-partido que geralmente ocorre quando algum vereador ou candidatável pega no microfone é na verdade uma dura crítica à crise da representação, afinal a Esquerda no poder já nos mostrou, em inúmeros casos, que pode não ter responsabilidade alguma com as demandas do interesse público, coletivas e populares.

Então o DESOCUPA mostra que a nova representação vai ser construída a quente, com transparência, numa Esfera Pública que reconheça TODOS os agentes, seus diferentes interesses, seus conflitos e pactuações. Não queremos populismo, não queremos cooptação, não queremos ser dirigidos por nenhuma fala iluminada arrogante de qualquer personalidade que acha que pode falar por nós. Nós temos AUTONOMIA. Então vereadores e candidatáveis mudem suas posturas.

Aprendam a ouvir o que a Sociedade tem a falar e tenham responsabilidade com
isso. Para vocês o DESOCUPA tem que ser um exercício de ESCUTA, afinal vocês já
têm bastante espaços institucionais de fala e de ação. Usem esses espaços para
mostrar que têm compromisso e responsabilidade com a Sociedade.

Glória Cecília Figueiredo é Urbanista, Diretora-Presidente da Sociedade Brasileira de Urbanismo e membro da Federação Iberoamericana de Urbanistas.

Anúncios

4 respostas em “Texto de Glória Cecília Figueiredo sobre o MOVIMENTO DESOCUPA

  1. Glória, o que acha de reunirmos um grupo pra redigir uma carta contra a aprovação da Louos e entregar oficialmente à Câmara de vereadores e à prefeitura reunindo assinaturas das pessoas que estão envolvidas na passeata ?

  2. Equipe do site, um aviso para vocês. Apóio o movimento e compartilhei com vocês em outro post aqui mesmo o link com as fotos que fiz. Não me importo que utilizem qualquer foto para ilustrar quantos posts quiserem e sem qualquer ônus, mas vamos valorizar as pessoas e o seu trabalho. Se estamos nas ruas exigindo direitos, vamos também cumprir nossas obrigações. Dar crédito ao autor da foto é uma obrigação da parte de vocês. A foto deste post é minha.

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s