Ângelo Serpa: “O Sol é para todos”

Em artigo publicado no Jornal A TARDE de hoje, o professor Angelo Serpa (UFBA) faz referência ao MOVIMENTO DESOCUPA e duras críticas à administração municipal.

“Após a polêmica construção de um camarote, confiscando ao uso público uma praça em Ondina, o Movimento Desocupa Salvador volta às ruas para se manifestar contra as modificações na Lei de Ordenamento do Uso do Solo, aprovadas pela Câmara Municipal e sancionadas pelo prefeito. O que está em jogo são medidas de caráter legal duvidoso, privilegiando interesses privados dos setores imobiliário, hoteleiro e turístico: liberação da altura dos prédios em trechos da orla, podendo-se chegar a 54 metros e sombrear as praias; autorização para construção de hotéis de oito andares na Ilha dos Frades; extinção do Parque do Vale Encantado, reserva de mata atlântica, entre a Paralela e a orla; e a autorização para implantação de estabelecimentos comerciais no entorno do Parque de Pituaçu.

(…)

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano afirma que há “ingredientes políticos” no movimento “Desocupa” e as críticas ao sombreamento da orla são prova da falta de informação, argumentando que onde o gabarito foi liberado o sol se põe no mar. Então por que liberar sombreamento antes das 10 e após as 14 horas? O argumento não se sustenta, pois o litoral recortado de Salvador exige microzoneamentos específicos para cada pequeno trecho de praia. No Buracão, no bairro do Rio Vermelho, a título de exemplo, alguns poucos prédios mais altos sobreiam mais cedo a praia; quanto ao Vale Encantado, o secretário afirma que a prefeitura vai “continuar protegendo” a área e, na Ilha dos Frades, apenas limitou-se à altura de de futuros empreendimentos, onde antes não havia qualquer definição.

Pelo visto, querem tapar o sol com a peneira antes de sombrearem definitivamente as praias soteropolitanas, jogando-se justamente com a desinformação da população”.

Anúncios

Uma resposta em “Ângelo Serpa: “O Sol é para todos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s