DESOCUPA GANHA REPERCUSSÃO NACIONAL

Estamos na página inicial do site CONVERSA AFIADA, do prestigiado jornalista Paulo Henrique Amorim. O CONVERSA AFIADA reproduz um email enviado por uma internauta baiana reproduzido abaixo. O post já recebeu mais de 60 comentários.

CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA NO SITE CONVERSA AFIADA.


Amigos,

Uma onda de protestos tomou conta de Salvador este mês após a Câmara Municipal e o Prefeito da cidade aprovar e sancionar a nova Lei de Ordenamento, Uso e Ocupação do Solo (Lous), sem que fossem feitos debates e audiências públicas para ouvir a população. A nova lei, que altera o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), libera o aumento do gabarito (altura) dos hotéis em até 50% em dez regiões da Orla, resultando no sombreamento das praias antes das 10h e após às 14h, além disso extingue o Parque do Vale Encantado, com 1 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica na Avenida Paralela, para que a Construtora Suarez levante prédios de 45 metros de altura. O projeto teve a tramitação suspensa pela Justiça e mesmo assim foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito João Henrique, que logo depois da “canetada” viajou à Espanha sob alegação de visitar o metrô de Madri, não sendo encontrado para dar explicações.

Nos últimos anos, a cidade tem enfrentado o verdadeiro caos urbano. Trânsito caótico, a qualquer hora do dia, um metrô que está sendo construído há 12 anos, a custo de milhões, sem nunca sair do papel, cidade que alaga quando chove, lixo por toda parte e as áreas verdes sendo entregues as empreiteiras para construção de condomínios de alto luxo, as nascentes dos rios que circundam a Salvador foram aterradas de forma criminosa, com a omissão da prefeitura e dos órgãos ambientais.

Segue vídeo da manifestação do último dia 20/1 com mais de mil pessoas. Nesta quarta (1º/2) teremos uma grande passeata pelas ruas do Centro, exigindo a revogação da Louos e a saída de João Henrique (PP) da Prefeitura (para o povo ele loteou a cidade). O movimento se chama Desocupa, começou nas mídias sociais e tem ganhado o apoio de diversas entidades de trabalhadores, estudantes, sem tetos, associações comunitárias, pesquisadores das universidades e da população em geral, criaram até pagode com o tema (vídeo abaixo). Vejam o site do movimento na internet (www.movimentodesocupa.wordpress.com). Há vários vídeos no Youtube e fóruns no Facebook.

Anúncios

3 respostas em “DESOCUPA GANHA REPERCUSSÃO NACIONAL

  1. E muito triste mesmo ver a cidade de Salvador na Bahia se transformar num gigante “elefante branco”.Uma verdadeira vergonha esse “Metro” em construcao ha pelo menos 12 anos com verba milionaria enviada pelo Governo Federal para construcao da primeira etapa que seria um trajeto de alguns kilometros,6 ou 7 para ser exato,saindo da Estacao da Lapa a Rotula do Abacaxi,(que ja nao fazia sentido porque nao ha nada na Rotula do Abacaxi),e agora o Governo Federal libera outra verba Milionaria para a conclusao da segunda etapa,sendo que a primeira etapa nao foi concluida ainda.

    • O metro Linha 1 ( da prefeitura ) nada trem a ver com o Metro linha 2 ( do gov.do estado )metropolitano que ligara SSA a L.de Freitas será construído em regime de PPP ( a empresa que ganhar a licitação constrói e explora e colocara contrapartida de R$ 1,2 bilhão de recursos próprios e só recebera dinheiro do governo quando a obra estiver concluída e funcionando.O gov. Federal ainda não liberou um centavo sequer para para o tramo 2 do metro linha 1 Lapa Pirajá ainda que o ministro cai mais não cai das Cidades seja do mesmo partido do prefeito.Pelo menos enquanto os 2 Joãos estiverem “ocupando” a prefeitura de Salvador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s