Sobre o Movimento DESOCUPA – Glória Cecília Figueredo

(Foto: Marcio Pimenta)

O Movimento DESOCUPA é múltiplo e se constitui na RUA, reunindo diferentes grupos que dialogam com suas diferenças e convergências, artistas, apartidários, partidários, universitários, profissionais, anarcos, autonomistas, associações e etc. A forte reação anti-partido que geralmente ocorre quando algum vereador ou candidatável pega no microfone é na verdade uma dura crítica à crise da representação, afinal a Esquerda no poder já nos mostrou, em inúmeros casos, que pode não ter responsabilidade alguma com as demandas do interesse público, coletivas e populares.

Então o DESOCUPA mostra que a nova representação vai ser construída a quente, com transparência, numa Esfera Pública que reconheça TODOS os agentes, seus diferentes interesses, seus conflitos e pactuações. Não queremos populismo, não queremos cooptação, não queremos ser dirigidos por nenhuma fala iluminada arrogante de qualquer personalidade que acha que pode falar por nós. Nós temos AUTONOMIA. Então vereadores e candidatáveis mudem suas posturas.

Aprendam a ouvir o que a Sociedade tem a falar e tenham responsabilidade com isso. Para vocês o DESOCUPA tem que ser um exercício de ESCUTA, afinal vocês já têm bastante espaços institucionais de fala e de ação. Usem esses espaços para mostrar que têm compromisso e responsabilidade com a Sociedade.

Glória Cecília Figueiredo é Urbanista, Diretora-Presidente da Sociedade Brasileira de Urbanismo e membro da Federação Iberoamericana de Urbanistas.

Uma resposta em “Sobre o Movimento DESOCUPA – Glória Cecília Figueredo

  1. Prezada Glória,

    Que bom ler seus comentários pois o que vinha percebendo e infelizmente ainda percebo são alguns políticos de oposição a prefeitura e hoje no poder querendo aproveitar desse movimento para fazer campanha político partidária. O PT já vem mostrando a algúm tempo como age no governo federal e estadual, contrariando a tudo que antes pregrava. Acredito que este movimento tem uma finalidade também que é mostrar ao povo soteropolitano que as coisas não vão bem, porém, acredito que ele também precisa ressaltar aos cidadãos de Salvador o quanto é importante que ele também cuide da sua cidade, pois do jeito que estão nenhum prefeito ou prefeitura conseguira manter a cidade como queremos. A cidade é vandalizada diariamente, suja diariamente e etc. O população precisa ajudar o prefeito a cuidar da cidade pois nenhum prefeito por melhor ou pior que seja é “DEUS”. Me perdõe o movimento, mais também tenho visto um monte de pessoas radicais e revolucionárias por opção, por isso me afastei um pouco do movimento, acho que perdeu o rumo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s